Skip navigation.

exploreopera

| Help

Sign up | Help

"Sempe de Lume" ®

Intel by me

Manifesto de apoio aos fumadores

,

Quero desde já informar que eu não sou fumador, mas esta “perseguição”, que tem surgido ultimamente por todo o mundo ocidental, à malta do cigarro transcende-me.

Agora um individuo já não pode fumar um cigarrito sem que o olhem de lado como se tivesse a fazer alguma obscenidade? Dizem que é por causa dos fumos. E então os fumos dos escapes dos carros? E os das indústrias? Esse não fazem mal? Quantos cigarros teria um fumador de fumar para igualar os níveis toxicidade que um autocarro da rede de transportes públicos emite para a atmosfera?
E aquilo a que mais acho graça é que aqueles que vão por em vigor as leis antitabagistas são aqueles que detém o controlo da tabaqueira (facto em Portugal). Ora se isto não é hipocrisia eu não sei o que é.
Outros que também têm muita piada são aqueles que dizem que o governo depois vai gastar muito dinheiro para curar os doentes vítimas de cancros e outras maleitas que, é certo, o tabaco provoca. Mas os fumadores não pagam impostos? E não descontam para a segurança social? Então está tudo dito! Têm tanto direito a serem tratados como aquele acelera criminoso que se “espetou” na auto-estrada por não ter respeitado o código da estrada.
Eu quando vou a um restaurante não me incomoda nada que estejam a fumar, pois os restaurantes são, regra geral, sítios ventilados. Fico muito mais incomodado, tal como disse Miguel Sousa Tavares no ‘Jornal Nacional’ da TVI, com as criancinhas irritantes à qual os pais muitas vezes não os educam a comportarem-se sossegadamente em sítios públicos e até chegam a achar graça ao berreiro insuportável que os seus filhotes fazem.
Não acho que as crianças devem ser proibidas de frequentar restaurantes e outros sítios públicos, isso não, jamais elas devem ser responsáveis pelas irresponsabilidades dos pais, mas sinceramente porque não reservar uma parte do espaço do restaurante para ser “Children Free”? Certamente essa zona iria ter muita clientela.
Mas voltando ao tema, porque o” maço ainda não acabou”, sendo o mundo ocidental orgulhoso de se dizer livre e democrático não estará a ser demasiadamente repressor e antidemocrático? Porquê colocar todos os fumadores num aquário gigante para fumarem? Façam como na Alemanha que em todo o lado se pode fumar livremente porque há zonas aberta. Os fumadores são pessoas, não têm de ser olhadas com desconfiança. Fumar é um vicio, não um crime, bem, se estas ideias forem para a frente tornar-se-á, porque será atribuída uma coima a quem fumar em espaços públicos .
Sinceramente acho isto tudo um grande atentado à liberdade individual, e como defendo que a liberdade é o que de melhor tem o Homem, através da sua história foi conquistando-a de si mesmo e foi com ele evoluindo, não poderia jamais ficar calado perante tal facto. É que esta perseguição não fica por leis. Foi feita uma tremenda lavagem cerebral a toda a sociedade que os fumadores até já se sentem constrangidos por fumarem em locais comunitários, e não digo isto por dizer, digo porque sei de situações destas porque convivo com fumadores.
Vamos mudar de mentalidade! E lembremo-nos que a nossa liberdade acaba onde a dos outros começa.

José Miguel de Vasconcelos

Lei do tabaco: http://srh.ipbeja.pt/docs/tabaco.pdf






(este texto é da minha autoria e o videoclip é lhe alusivo)

Dresden, 1945Movimento 560

Comments

avatar
fumar mata, certo!! mas a estupidez aniquila:) excelente vídeo! eu já fumei e respeito muito o espaço dos outros pois tb gosto que respeitem o meu mas de facto as pessoas estão a se cansar tanto com algo que não vai alterar o "mundo" as mentalidades é que têm de mudar, há maiores preocupações na humanidade e se vamos a estar a crer mudar o que menos afecta o mundo somente o consumidor(cada um sabe o que quer!!), então estamos bem tramados, é da maneira que o progresso nem sequer se manifesta...

By angel*1, # 17. October 2007, 18:58:26

avatar
Exactamente, desde que haja respeito mutou não há incómodos. E se se preocupassem mais com países poluidores que ainda nos vão acabar por afogar por causa do degelo das calotes polares é que faziam bem.

ps: adorei:"fumar mata, certo!! mas a estupidez aniquila" :up:

By Zé Vasconcelos, # 18. October 2007, 18:25:01

avatar
:smile:

By angel*1, # 18. October 2007, 18:56:55

avatar
Concordo a 100% com o autor do artigo.
Sou fumador há muitos anos, e, sempre os fumadores foram educados para com alguém que se sentisse incomodado com o fumo, apagando o cigarro de imediato.
Mas, com esta perseguição toda ao fumador, resolvi fazer uma experiência com um "cigarro de carnaval", entrando com ele na boca, numa dependência dos correios, ... e, do lado de lá do balcão, a "mulher" que lá estava, que de senhora nada tinha, abanou a mão em frente ao nariz, tendo-me referido que o fumo a estava a encomodar...!!!
Ora, o tal "cigarro de carnaval" não deitava fumo, apenas brilhava, como se estivesse aceso ...!!!
É isto, a estupidez chega a este ponto ...!!!
Muitas coisas se passàram comigo acerca deste assunto, cuja estupidez atinge as raias do ridículo ...!!!
Na defesa do fumador, considero da máxima utilidade a criação de uma "associação de fumadores", a fim de defender os legítimos direitos dos fumadores, enquanto seres humanos.
Cunha Leão

By Cunha Leão, # 19. October 2007, 20:39:06

avatar
Tenho de ler isto ...mas para já e sem ler...vou já dizendo que não gosto de interfiram na minha liberdade...o cheiro do tabaco é...vocês sabem:)

Zé Miguel tens de fazer um favor á Idália::D:D:D

By zetorres, # 22. October 2007, 02:33:49

avatar
É só dizeres. :wizard:

By Zé Vasconcelos, # 22. October 2007, 11:19:51

avatar
:hat: :cheers: mto bem escrito.

By wickedlizard, # 23. October 2007, 17:17:14

avatar
Muito obrigado.

By Zé Vasconcelos, # 24. October 2007, 16:53:28

avatar
Zé miguel aqui a nossa amiga Isabel também tem um album no 365 project:)

ela tem das melhores fotos do projecto:)

By zetorres, # 24. October 2007, 23:26:12

avatar
Já fui ver e tens razão, tem lá fotos muito giras.

By Zé Vasconcelos, # 25. October 2007, 12:24:54

avatar
eu? tenho nada! :smile: obrigada pelo o elogio! :wink:

By wickedlizard13, # 25. October 2007, 15:57:59

avatar
Tens sim e não te esqueças que foste tu que me mostras-te pela primeira vez o que era o projecto...estou-te eternamente grato...falta aqui um smile the "Kiss"mas este também é bom :love:

Todos os meses tens fotos nomiadas, e muitas vezes por mim:p:p:p é porque mereçes:p:p:p

By zetorres, # 25. October 2007, 22:46:13

avatar
:lol: Obrigada! :D

By wickedlizard13, # 28. October 2007, 10:26:54

avatar
:D:D:D

By zetorres, # 28. October 2007, 15:10:19

avatar
tens razão:)

By angel*1, # 29. October 2007, 09:27:26

avatar
não vou discutir com um MOP.... :D

By wickedlizard, # 29. October 2007, 11:45:55

avatar
:lol::D:lol:

By zetorres, # 29. October 2007, 11:49:18

avatar
:D

By angel*1, # 29. October 2007, 11:51:34

avatar
p:

By wickedlizard13, # 29. October 2007, 14:10:38

avatar
Keep on smoking, my friend!Don`t do it around kids or around people who are disturbed by the smoke. It`s your choice... But don`t get sad if you loose a leg or if you get cancer when you`re older. Maybe you just want to live less, have bad breath and have a constant urge for a light... Big deal P: !
The videoclip is so funny! The little guy in the No Smoking office should have had the right to smoke his last one before the end of the world came... :D

By oana mb, # 24. November 2007, 16:21:46

avatar
I don't smoke. But like you said smoking is up to people.

By Zé Vasconcelos, # 24. November 2007, 19:13:34

avatar
Ai Miguel, foste tocar num ponto sensível...isso seria tudo verdade se de facto os fumadores respeitassem as pessoas, mas infelizmente a maior parte das vezes não o faz. Perdi o conto ao nº de vezes em que estou a comer e na mesa ao lado alguém que está a fumar se vira para o lado e atira o fumo para cima de mim ou de quem está comigo, para não perturbar os seus companehiros de mesa. Quando fazem isso ao meu filho, apetece-me voar no pescoço do atrasado ou atrasada. Agora o míúdo já está crescido, mas quando era pequeno então...não suporto estar a comer e a levar com tabaco, a comida perde o gosto natural para passar a saber a: tabaco. Nunca fumei mas acredito ter os pulmões pretos, trabalho com 2 chaminés ao meu lado. Gostava que as pessoas percebessem que se têm o direito de escolher fumar, eu tb tenho o direito de escolher não o fazer. Não custava nada evitar fumar perto de crianças ou enquanto alguém está a comer, acredito que alguns fumadores tenham essa consciência, mas confesso que não conheço nenhum. Quanto a se compararem crianças com cigarros...para mim as crianças são só o melhor do mundo, todos nós já o fomos, o tabaco é só um veneno que mata. E olha, os fumadores andam a fazer-se de vítimas, esquecem-se que infernizam a vida dos outros. Ainda bem que não fumas, és um rapaz ajuizado!:smile:

By Idália Torres, # 5. December 2007, 17:51:27

avatar
Muito bem Idália assim é que uma mulher de GARRA fala...estou contigo:up:

By zetorres, # 5. December 2007, 17:57:57

avatar
Também tens razão Idália, eu por acaso a maior parte dos fumadores que conheço até repeita os não fumadores. Inclusivé o meu Pai, que fuma, pergunta sempre antes às pessoas que estão por perto se se importam que ele fume. Aliás acho que só conheço um fumador que não respeita quem está por perto.

By Zé Vasconcelos, # 5. December 2007, 18:07:09

avatar
Ainda bem, tens sorte Miguel. A mim pelos vistos calharam-me os mal comportados.:D

By Idália Torres, # 5. December 2007, 18:29:39

avatar
:lol:

By Zé Vasconcelos, # 5. December 2007, 18:45:58

avatar
sabes idália se calhar ainda bem que calhou pois assim encontraram alguém que fez frente a eles e chamá-los à razão...TU! Ganda mulher:)

By angel*1, # 5. December 2007, 20:20:16

avatar
:up: a união faz a força:) na Suécia não se fuma e não se vê ninguem a reclamar... não se fuma e ponto final...Nova York??? Itália??? não se fuma...comam bolos:lol:

By zetorres, # 5. December 2007, 20:25:55

avatar
comer,comer,comer...yes!!!!P:

By angel*1, # 5. December 2007, 20:35:47

avatar
Célia, és um amor, mas não sou nada, resignei-me...para ser franca já me "habituei" ao fumo, só existentem 2 situações em que realmente me incomoda a sério: é quando estou a comer e quando vejo atirarem fumo para cima de outras pessoas, especialmente crianças, aí fico mesmo fula. Quando chego a casa é que me apercebo do pivete que trago na roupa e cabelo, parece que estive metida numa câmara de fumo.
É uma chatice, mas existem coisas bem piores, este não é o maior dos problemas, mas como em tudo na vida, há que ter bom senso e respeitar os outros, não custa nada. Quanto ás crianças a conversa é outra, aí irrita-me solenemente, mas como posso exigir que respeitem o meu filho, quando não respeitam os deles? Pobres crianças, mtas vezes os pais acabam de comer primeiro e põe-se logo a fumar, nem esperam que os coitados acabem, é uma falta de respeito.
Meus lindos, se não fumam parabéns, mantenham-se assim, faz-vos bem á saúde e á carteira, se fumam têm o direito de fazer, mas façam-no minimizando tanto quanto possível o incómodo que provoca aos outros, pleaseeeeeeeeeee:D

By Idália Torres, # 5. December 2007, 20:48:31

avatar
isto é um exemplo de ser humano com uma prática humilde de bom senso;)

By angel*1, # 7. December 2007, 20:27:32

avatar
És um amor!:happy:

By Idália Torres, # 8. December 2007, 01:58:40

avatar
:wink:

By angel*1, # 11. December 2007, 21:21:11

avatar

Eu fumo á mais de 24 anos e nao tenho intençoes de parar.Sempre respeitei as pessoas que estao a meu lado em nao mandar o fumo para eles(as)e nunca fumei ao pé de crianças.Eu nao bebo alcool,parei á cerca de 3 anos.Eu nao me quixo das pessoas que bebem cerca de mim,porque se vamos falar de drogas que afectam a saude como o tabaco nao podemos ignorar o alcool e a má influencia que tem para outras pessoas e teenagers.Aqui aplicaram uma Lei que proibe que se fume nos bares e restaurantes.nao é justo porque se proibem o tabaco deveriam tambem proibir o alcool,cai na mesma categoria.Mas...fazem publicidade ao jogo(poker)numa maneira escandalosa,é televisao,revistas,internet,etc.No final é tudo uma hipocresia.
É uma questao de estatisticas e interesses governamentais.
monkey Homer: Doh! banana

By pax00, # 23. January 2008, 11:57:33

avatar
Fica aqui o diploma da lei para quem quiser consultar: http://srh.ipbeja.pt/docs/tabaco.pdf

By Zé Vasconcelos, # 23. January 2008, 14:08:13

avatar

Sim,muito bonito mas ...o direito individual de realizar acçoes proprias desde que nao inflija terceiros tambem conta.:coffee:

By pax00, # 23. January 2008, 18:58:16

avatar
Sem dúvida.

By Zé Vasconcelos, # 23. January 2008, 19:00:42

avatar
Não Existe Nível Seguro de Exposição Humana Ao Tabagismo Passivo.


Não há dúvidas: respirar fumo em segunda mão é muito nocivo. Causa cancro, bem como muitas doenças respiratórias e cardiovasculares em crianças e adultos, levando frequentemente à morte.

Não Existe Nível Seguro de Exposição Humana Ao Tabagismo Passivo.





7 Razões para Optar por Ambientes Livres de Tabaco

1. O fumo de tabaco em segunda mão mata e causa doenças graves.
2. Apenas ambientes 100% livres de tabaco protege integralmente os trabalhadores e o público em geral dos graves efeitos nocivos do fumo do tabaco.
3. O Direito a ar puro, livre do fumo de tabaco, é um Direito Humano.
4. A maioria das pessoas no mundo é não-fumadora e tem o direito a não ser exposta ao fumo dos outros.
5. As estatísticas mostram que as proibições de fumar são amplamente apoiadas quer por fumadores quer por não-fumadores. Exemplo da UE
6. Os ambientes livres de tabaco garantem aos fumadores que querem deixar de fumar um ambiente favorável onde podem diminuir o consumo ou inclusivamente deixar de fumar.
7. Os ambientes livres de tabaco ajudam a prevenir que as pessoas – especialmente as mais jovens – se iniciem no consumo de tabaco.


Pesquisa Rigorosa Não Deixa Dúvidas

Um ambiente 100% livre de tabaco é a única resposta.
Nem a ventilação nem a filtragem, por si só ou combinadas, podem reduzir a exposição ao fumo do tabaco em ambientes fechados indoors para níveis que sejam considerados aceitáveis, nem em termos do odor, e ainda muito menos nos efeitos sobre a saúde. As evidências exigem respostas imediatas e decisivas, para proteger a saúde de todos.
Os ambientes 100% livres de tabaco custam muito pouco e funcionam!
Os ambientes livres de tabaco estão a tornar-se a norma: Junte-se a esta tendência para tornar o mundo livre do fumo de tabaco! Este ano o Dia Mundial Do Não Fumador centra-se nos AMBIENTES 100% LIVRES DE TABACO como a única medida eficaz para proteger a população – incluindo as pessoas nos seus locais de trabalho – da exposição ao fumo em segunda mão.
Num número crescente de países, a norma já mudou: DO fumo ser permitido praticamente em todo o lado PARA a existência de locais 100% livres do fumo de tabaco.


artigo traduzido, retirado de: http://www.inwat.org/pdf/THE_%20NET_Sept07_Feb08.pdf | International Network Of Women Against Tobacco http://www.inwat.org/

Esperemos por 1 de Janeiro de 2009, quando portugal terá de legislar de acordo com a directiva europeia da qualidade do ar. Esperemos por um sólido efectivar e reforçar das medidas positivas implantadas em Janeiro deste ano. :cheers:
Sai do vício: saiba + @ http://my.opera.com/respirar.pt

By respirar.pt, # 2. April 2008, 01:44:06

avatar
Eu sei que esta lei só trás beneficios para a saúde e já notei que agora quando vou a algum restuaurante, café ou bar com fumadares não saiu de lá a cheirar a cinzeiro, mas aqui está posta em causa a liberdade individual. Deixem os proprietários destes estabelecimentos optar por serem local de fumadores ou de não fumadores. E assim só entra lá quem quer, sabendo ao que está sujeito.

Já agora, quando é o Dia Mundial Do Não Fumador?

By Zé Vasconcelos, # 2. April 2008, 12:46:45

avatar
Esquece, já sei. É dia 17 de Novembro. Ouvi naquela passagem do Boss AC que tens na tua página. :D

By Zé Vasconcelos, # 2. April 2008, 17:50:24

Write a comment

You must be logged in to write a comment. if you're not a registered member, please sign up.

September 2008
MTWTFSS
August 2008October 2008
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930