My Opera is closing 1st of March

Missionário Pr. Afonso

Missão em Cristo para o mundo

POVO NO PODER

, , ,

POVO NO PODER
O mais interesante é como o povo sempre quiz ser dono do poder .
mais nas mãos de Deus p poder tem melhor direção.

POVO NO PODER

O Sol, do espaço Briaréu gigante,
P’ra escalar a montanha do infinito,
Banha em sangue as Campinas do levante.
Então em meio dos Saarás –o Egito
Humilde curva a fronte e um grito errante
Vai despertar a esfinge de granito.
O povo é como o Sol! Da treva escura
Rompe um dia co’a destra iluminada,
Como o Lázaro, estala a sepultura!...
Oh! Temei-vos da turba esfarrapada,
Que salva o berço à geração futura,
Que vinga a campa à geração passada


O povo pediu um rei (1 Samuel 8.5); estas palavras não agradam ao sacerdote Samuel (8.6); o Senhor ordena a Samuel que atendesse ao povo(1 Samuel 8.7): os direitos do rei (8.1-17): o povo quer um rei (1 Samuel 8.18) o Senhor ordena um rei (1 Sm 8.22).
Numa reunião secreta (1 Samuel 9.22), 30 (trinta) membros unge Saul rei de Israel. 1 Samuel 10.24 Saul é apresentado como rei ao povo: VIVA O REI!
1 Samuel 11
11.1-3
1.Então subiu Naás, amonita, e sitiou a Jabes-Gileade; e disseram todos os homens de Jabes a Naás: Faze aliança conosco, e te serviremos.
2.Porém Naás, amonita, lhes disse: Com esta condição farei aliança convosco: que a todos vos arranque o olho direito, e assim ponha esta afronta sobre todo o Israel.
3.Então os anciãos de Jabes lhe disseram: Deixa-nos por sete dias, para que enviemos mensageiros por todos os termos de Israel, e, não havendo ninguém que nos livre, então viremos a ti.
Falamos em Saul em nosso último programa e dissemos que ele não era sincero. E a nossa suspeita será confirmada depois quando estivermos abordados os pecados cometidos por Saul.
Saul sempre foi um bom ator, mais nunca foi um bom rei.
11.1-31. Então subiu Naás, amonita, e sitiou a Jabes-Gileade; e disseram todos os homens de Jabes a Naás: Faze aliança conosco, e te serviremos.
2.Porém Naás, amonita, lhes disse: Com esta condição farei aliança convosco: que a todos vos arranque o olho direito, e assim ponha esta afronta sobre todo o Israel.
3.Então os anciãos de Jabes lhe disseram: Deixa-nos por sete dias, para que enviemos mensageiros por todos os termos de Israel, e, não havendo ninguém que nos livre, então viremos a ti.


Vemos os inimigos de Israel querendo fazer acordo com o povo de Israel, o absurdo de cada israelita vazar o olho direito. Sansão de olhos vazados virava moinho no cárcere.
1 Samuel 11.2
2.Porém Naás, amonita, lhes disse: Com esta condição farei aliança convosco: que a todos vos arranque o olho direito, e assim ponha esta afronta sobre todo o Israel.

Já imaginou que situação era esta d Israel? Os Amonitas originários do relacionamento sexual de pai com filhas (Gen. 19.38) querem fazer acordo com Israel, porém apresentam esta terrível condição. Tirar-lhes a luz.
Saul tem pela frente problemas muito sérios para resolver.
1 Samuel 11.4-10
4.E, vindo os mensageiros a Gibeá de Saul, falaram estas palavras aos ouvidos do povo. Então todo o povo levantou a sua voz, e chorou.
5.E eis que Saul vinha do campo, atrás dos bois; e disse Saul: Que tem o povo, que chora? E contaram-lhe as palavras dos homens de Jabes.
6.Então o Espírito de Deus se apoderou de Saul, ouvindo estas palavras; e acendeu-se em grande maneira a sua ira.
7.E tomou uma junta de bois, e cortou-os em pedaços, e os enviou a todos os termos de Israel pelas mãos dos mensageiros, dizendo: Qualquer que não seguir a Saul e a Samuel, assim se fará aos seus bois. Então caiu o temor do SENHOR sobre o povo, e saíram como um só homem.
8.E contou-os em Bezeque; e houve dos filhos de Israel trezentos mil, e dos homens de Judá trinta mil.
9.Então disseram aos mensageiros que vieram: Assim direis aos homens de Jabes-Gileade: Amanhã, em aquecendo o sol, vos virá livramento. Vindo, pois, os mensageiros, e anunciando-o aos homens de Jabes, se alegraram.
10.E os homens de Jabes disseram aos amonitas: Amanhã saíremos a vós; então nos fareis conforme a tudo o que parecer bem aos vossos olhos.
11.E sucedeu que ao outro dia Saul pôs o povo em três companhias, e vieram ao meio do arraial pela vigília da manhã, e feriram aos amonitas até que o dia aqueceu; e sucedeu que os restantes se espalharam, de modo que não ficaram dois deles juntos.
12.Então disse o povo a Samuel: Quem é aquele que dizia que Saul não reinaria sobre nós? Dai-nos aqueles homens, e os mataremos.
12.Porém Saul disse: Hoje não morrerá nenhum, pois hoje tem feito o SENHOR um livramento em Israel.

Estamos diante da primeira intervenção do rei Saul, em favor do povo. O povo ao receber a notícia da ameça dos amonitas chorou em alta voz que é tomado pelo espírito Santo de Deus que o capacita a defender o povo de seus inimigos. A ira de Saul contra os inimigos do povo de Israel, faz ele tomar juntas de boi e esquartejar e enviar ao povo de Israel afirmando que quem não fosse com ele Saul e Samuel seria feito como o boi esquartejado. E o povo saiu como se fosse um só homem.
Vemos aqui, que a chamada de Saul, foi para o povo seguir a Saul e a Samuel. O rei aqui sabe que o prestígio de Samuel é muito grande e não pode pelo menos no começo deixar o nome do grande profeta fora da sua convocação
1 Samuel 11. 7.E tomou uma junta de bois, e cortou-os em pedaços, e os enviou a todos os termos de Israel pelas mãos dos mensageiros, dizendo: Qualquer que não seguir a Saul e a Samuel, assim se fará aos seus bois. Então caiu o temor do SENHOR sobre o povo, e saíram como um só homem.
Assim se fará aos bois de todos aqueles que não seguirem a Samuel e a Saul. Saul é ligado a Samuel, como o cordão umbilical liga o filho ao útero materno. Saul ainda não se desgarrara.
E a mensagem chegou a Jabes-Gileade, e diz que todos os de Jabes se alegraram.
1 Samuel 11.10
10.E os homens de Jabes disseram aos amonitas: Amanhã saíremos a vós; então nos fareis conforme a tudo o que parecer bem aos vossos olhos.


Havia uma grande alegria, pois os apoios que os homens de Gabes estavam recebendo não seriam entregues aos seus inimigos amonitas. A história seria bem outra.
1 Samuel 11 11.E sucedeu que ao outro dia Saul pôs o povo em três companhias, e vieram ao meio do arraial pela vigília da manhã, e feriram aos amonitas até que o dia aqueceu; e sucedeu que os restantes se espalharam, de modo que não ficaram dois deles juntos.

Vemos aqui Saul defendendo heroicamente tribo de Israel ameaçada pelos amonitas. E o povo fica encorajado ainda mais com saúde antes desta vitória. Um líder pode melhorar o seu prestígio por um ato de bravura, ou por meio de um grande feito.
1 Samuel 11.12-13
12.Porém Saul disse: Hoje não morrerá nenhum, pois hoje tem feito o SENHOR um livramento em Israel.
13.E disse Samuel ao povo: Vinde, vamos nós a Gilgal, e renovemos ali o reino.


Aqui temos aqueles que se opuseram a Saul e ao seu reinado. Certamente Samuel fará uma segunda convocação do povo, para confirmar a Saul no trono de Israel.
O povo no poder. Estas lutas querem matar aqueles que se opuseram a Saul no trono de Israel
Porém Saul apresenta a sua face boa, discordando de tal violência das noites de lua minguante, e livrando devido à grande vitória que Deus lhes deu. Uma atitude muito boa esta de Saul aqui.
É verdade que depois Saul se tornou um homem violento, mais aqui Saul da uma boa lição aqueles políticos que levados pelo espírito de vingança matam seus opositores ou inimigos políticos.
Se nós nos lembrássemos sempre das bênçãos que Deus nos tem dado, jamais teríamos condição para fazer o mal ao próximo.
Como é que queremos as bênçãos de Deus quando nós mesmos estamos fazendo mal ao próximo?
1 Samuel 11.14-15
14.E disse Samuel ao povo: Vinde, vamos nós a Gilgal, e renovemos ali o reino.
15.E todo o povo partiu para Gilgal, onde proclamaram a Saul por rei perante o SENHOR, e ofereceram ali ofertas pacíficas perante o SENHOR; e Saul se alegrou muito ali com todos os homens de Israel.

Samuel aqui proclama Saul como rei juntamente com o povo. Podemos dizer que Saul havia sido ungido como rei de Israel, porém não tinha sido ainda proclamado. Agora então todo o povo de Israel se junta para este ato solene.
Samuel o profeta, o grande líder. Saul agora está mais perto de Deus, pois assim como Deus usou juízes tão maus para governar o seu povo no jugo de outros povos passados, podia também usar a Saul, esta lua muitas vezes sem sol, podia também usar a Saul para libertar a Israel do seu inimigo numero um que eram os filisteus.
O reino foi renovado, mudaram-se os ministros, ofertas pacíficas foram oferecidas, e Saul proclamado rei, o qual muito se alegrou juntamente com o povo de Israel.
Samuel Resigna o seu Cargo
1 Samuel 12.1-2
1.Então disse Samuel a todo o Israel: Eis que ouvi a vossa voz em tudo quanto me dissestes, e constituí sobre vós um rei.
2.Agora, pois, eis que o rei vai adiante de vós. Eu já envelheci e encaneci, e eis que meus filhos estão convosco, e tenho andado diante de vós desde a minha mocidade até ao dia de hoje.

Aqui está um grande homem que chega ao final de sua carreira. Samuel viveu uma vida transparente, como um peixe dentro de um aquário. Um livro aberto que podia ser lidos por todos trabalhou sempre no meio do povo.
Trabalhou. Agora chega a desafiar a todos dizendo que viveram todos os dias de sua vida ali no meio deles. Dizendo assim ele afirma que estava com a sua consciência tranqüila. Mas há um fato desabonável até certo ponto que Samuel não quer deixar passar.
1 Samuel 12.2. .Agora, pois, eis que o rei vai adiante de vós. Eu já envelheci e encaneci, e eis que meus filhos estão convosco, e tenho andado diante de vós desde a minha mocidade até ao dia de hoje.
Aqui ele lembra o procedimento dos filhos. Não diz nada sobre eles a não ser isto. Os meus filhos estão convosco e acrescenta:
O meu procedimento deste a minha mocidade está diante de vós até o dia de hoje. Os filhos de Samuel não eram bons, eram maus (1 Sm 8.3), eram corruptos, avarentos, filhos de Belial. Porém Samuel mesmo não era assim. Samuel sempre foi justo e puro dede a sua mocidade. Quem do púlpito pode dizer hoje a mesma coisa que Samuel disse aqui?
12.3 Eis-me aqui; testificai contra mim perante o SENHOR, e perante o seu ungido, a quem o boi tomei, a quem o jumento tomei, e a quem defraudei, a quem tenho oprimido, e de cuja mão tenho recebido suborno e com ele encobri os meus olhos, e vo-lo restituirei.
Aqui temos diante de nós um grande homem de Deus. Depois de atuar como juiz no meio do povo de Israel, chega diante do povo e faz esta abertura. Podia ele ter ficado muito rico, pois trabalhou durante muitos anos, durante toda a sua vida como juiz e Governador de Israel.
Porém está ele aqui passando a administração a Saul, com esta coragem e com esta consciência limpa.
É verdade que seus filhos eram maus e corruptos. Como assim foram os filhos de todos os sacerdotes antes dele, tais como os filh0os de Eli, os filhos de Arão. Os filhos de Samuel eram avarentos, aceitavam suborno, porém seu velho pai não. Era fiel, honesto e justo.
Há muitos líderes evangélicos hoje que são grandes servos de Deus, porém têm filhos como os de Samuel. Corruptos e maus.
Em nossos dias isto é até mais comum, devido ao fato da televisão com os seus homens virtuais tal qual Saul a eclipsar as luas da nossa luta diária, e de outros meios de comunicação, que já não permitem que uma família possa educar os seus filhos na disciplina e admoestação cristã.
Mais isto jamais deve nos desencorajar a fazermos o melhor que pudermos par nossos filhos, para nossas crianças. Vamos criá-los todos na disciplina e admoestação do Senhor.
1 Samuel 12.3 Eis-me aqui; testificai contra mim perante o SENHOR, e perante o seu ungido, a quem o boi tomei, a quem o jumento tomei, e a quem defraudei, a quem tenho oprimido, e de cuja mão tenho recebido suborno e com ele encobri os meus olhos, e vo-lo restituirei.
Samuel põe sua vida em prova. Ouve denuncia e acusação contra ele? Não. Eis o que nós lemos v. 4 e 5.
1 Samuel 12.4-5
4.Então disseram: Em nada nos defraudaste, nem nos oprimiste, nem recebeste coisa alguma da mão de ninguém.
5.E ele lhes disse: O SENHOR seja testemunha contra vós, e o seu ungido seja hoje testemunha, que nada tendes achado na minha mão. E disse o povo: Ele é testemunha.
Era muito fácil uma pessoa sentida injustiçada, levantar ali e dizer que foi injustiçado e explorada por Samuel. Mais ninguém apareceu para acusá-lo. Pelo contrário, todos disseram que de fato Samuel foi um homem justo.
Qual é o líder político de nossos dias, que coloca a sua carreira política a prova desta maneira? Dizendo que a ninguém explorou? Que a ninguém cometeu injustiça?
E o povo responder que de fato a sua administração pública foi honesta? Sem mancha?
O líder que você mais admira pode se expor assim a uma inspeção inopinada do público, como esta?
Como o povo está carente em nossos dias de sois? E como o povo está cheio de eclipses como Saul. Samuel é fruto das orações de uma mãe maravilhosa como Ana a sua piedosa mãe.
E o mundo está carente de mães assim. Mais que amamentam seus filhos, que estejam com eles ao menos na primeira infância. Para que produzam homens da estirpe de Samuel.
1 Samuel 12.6-13
6.Então disse Samuel ao povo: O SENHOR é o que escolheu a Moisés e a Arão, e tirou a vossos pais da terra do Egito.
7.Agora, pois, ponde-vos aqui em pé, e pleitearei convosco perante o SENHOR, sobre todos os atos de justiça do SENHOR, que fez a vós e a vossos pais.
8.Havendo entrado Jacó no Egito, vossos pais clamaram ao SENHOR, e o SENHOR enviou a Moisés e a Arão que tiraram a vossos pais do Egito, e os fizeram habitar neste lugar.
9.Porém esqueceram-se do SENHOR seu Deus; então os vendeu à mão de Sísera, capitão do exército de Hazor, e na mão dos filisteus, e na mão do rei dos moabitas, que pelejaram contra eles.
10.E clamaram ao SENHOR, e disseram: Pecamos, pois deixamos ao SENHOR, e servimos aos baalins e astarotes; agora, pois, livra-nos da mão de nossos inimigos, e te serviremos.
11.E o SENHOR enviou a Jerubaal, e a Baraque, e a Jefté, e a Samuel; e livrou-vos da mão de vossos inimigos em redor, e habitastes seguros.
12.E vendo vós que Naás, rei dos filhos de Amom, vinha contra vós, me dissestes: Não, mas reinará sobre nós um rei; sendo, porém, o SENHOR vosso Deus, o vosso rei.
13.Agora, pois, vedes aí o rei que elegestes e que pedistes; e eis que o SENHOR tem posto sobre vós um rei.
Aqui vemos Samuel deixado o seu cargo, pois já estava velho, e o povo havia escolhido um rei. O rei começa o reinado sob o perigo de o povo deixar o seu Deus.
Deus sempre teve um cuidado muito grande pelo seu povo, levantando grandes líderes como Moisés e Arão, que os libertou do jugo do Egito.
Lembrou também as grandes vitórias que Deus havia dado através e nos dias dos juízes tais como Jerubaaal, Baruque e Jefté. Lembra Samuel ao povo que agora eles tinham um rei, que era Saul.
Eles deixaram a teocracia por uma monarquia. Isto não era a questão.
A questão era, de que eles precisavam de uma fidelidade a Deus todo custo. Mis a escolha quye fizeram de um rei, secretamente (1 Sm 9.22) e depois apresentado ao povo entre vivas e vivas! E finalmente proclamado.
Rejeitaram Deus como guia como seu Salvador. Mais mesmo assim Deus não abandona o seu povo. Querem um rei? Então o rei foi escolhido. Deus não deixa o seu povo, apesar do seu povo deixar o seu Deus.
1 Samuel 12.12 E vendo vós que Naás, rei dos filhos de Amom, vinha contra vós, me dissestes: Não, mas reinará sobre nós um rei; sendo, porém, o SENHOR vosso Deus, o vosso rei.
Ouve uma substituição de sistema governamental. Porém mesmo assim, Deus está presente. Graças a Deus por isto.
1 Samuel 12.14-16
14.Se temerdes ao SENHOR, e o servirdes, e derdes ouvidos à sua voz, e não fordes rebeldes ao mandado do SENHOR, assim vós, como o rei que reina sobre vós, seguireis o SENHOR vosso Deus.
15.Mas se não derdes ouvidos à voz do SENHOR, e antes fordes rebeldes ao mandado do SENHOR a mão do SENHOR será contra vós, como o era contra vossos pais.
16.Ponde-vos também agora aqui, e vede esta grande coisa que o SENHOR vai fazer diante dos vossos olhos.

Está Deus aqui dizendo ao seu povo, que pelo fato deles haverem escolhido um rei, isto não significaria que Deus haveria de abandonar os seus filhos. Se, porém houvesse por parte do povo rebelião contra Deus no fiel cumprimento dos seus mandamentos, então a mão do Senhor pesaria sobre o povo.
Em caso de apostasia, Deus envia o castigo.
1 Samuel 12.17 Não é hoje a sega do trigo? Clamarei, pois, ao SENHOR, e dará trovões e chuva; e sabereis e vereis que é grande a vossa maldade, que tendes feito perante o SENHOR, pedindo para vós um rei.
Notamos aqui Samuel dizendo claramente que o povo cometeu um pecado, por haver escolhido um rei. Pecado que o povo vai pagar na própria pele, pois vai sofrer as conseqüências de sua escolha: CADA POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE.
1 Samuel 12.18 Então invocou Samuel ao SENHOR, e o SENHOR deu trovões e chuva naquele dia; por isso todo o povo temeu sobremaneira ao SENHOR e a Samuel.
Temos aqui que antes que Elias aparecesse com aquele grande poder de homem de oração, também Samuel Deus atende a oração. É uma autenticação diante do povo por parte de Deus de sua amizade com Samuel, diante do poder da oração. Tanto Samuel como Elias foram homens de oração diante de Deus.
Tiago 5.17 Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra.
Mesmos sentimentos, amor, ódio, ira, ciúme, porém era um homem controlado pelo espírito Santo de Deus.
Tiago 5.18 E orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto
Esta capacidade nós notamos também em Samuel, apesar de ser também um homem sujeito a paixões, Deus respondeu suas orações com trovões e caindo chuvas;
1 Samuel 12.19-25
19. E todo o povo disse a Samuel: Roga pelos teus servos ao SENHOR teu Deus, para que não venhamos a morrer; porque a todos os nossos pecados temos acrescentado este mal, de pedirmos para nós um rei.
20.Então disse Samuel ao povo: Não temais; vós tendes cometido todo este mal; porém não vos desvieis de seguir ao SENHOR, mas servi ao SENHOR com todo o vosso coração.
21.E não vos desvieis; pois seguiríeis as vaidades, que nada aproveitam, e tampouco vos livrarão, porque vaidades são.
22.Pois o SENHOR, por causa do seu grande nome não desamparará o seu povo; porque aprouve ao SENHOR fazer-vos o seu povo.
23.E quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o SENHOR, deixando de orar por vós; antes vos ensinarei o caminho bom e direito.
24.Tão-somente temei ao SENHOR, e servi-o fielmente com todo o vosso coração; porque vede quão grandiosas coisas vos fez.
25.Porém, se perseverardes em fazer mal, perecereis, assim vós como o vosso rei.
Samuel diz ao povo que a sua necessidade é de Deus. Isto lembra s nossas igrejas que estão procurando novos métodos, que estão procurando novos sistemas o que eles na realidade precisam, é de um conhecimento maior da presença de Deus.
A vitória vem do Senhor, a vitória vem da oração (Pv 21.30-31). Aqui o povo pede a Samuel que rogue a Deus por meio da oração.
A oração é o maior poder que conhecemos neste mundo. E nós podemos crer que o que Deus fez no passado em favor do seu povo, pode fazer também hoje, porque Deus é o mesmo e continua atuando no meio do louvor.
1 Samuel 12.19 E todo o povo disse a Samuel: Roga pelos teus servos ao SENHOR teu Deus, para que não venhamos a morrer; porque a todos os nossos pecados temos acrescentado este mal, de pedirmos para nós um rei.

Os israelitas confessam que cometeram um erro de escolherem um rei, deixando de confiar exclusivamente no seu Deus.
Nós estamos também elegendo muitos deuses, líderes e buscando sistemas e ídolos para nossas vidas e lares, para nossas igrejas, coisas que estão substituindo a Deus. O que na realidade nós precisamos é de mais fé, e de mais confiança, é de mais fidelidade a Deus.
Samuel disse que o povo não temesse se não desviar e servisse ao Senhor de todo o coração.
1 Samuel 12.20 Então disse Samuel ao povo: Não temais; vós tendes cometido todo este mal; porém não vos desvieis de seguir ao SENHOR, mas servi ao SENHOR com todo o vosso coração.
É um conselho não somente para o povo daquela época, mais para nós hoje. Obediência ao Senhor, fidelidade a Deus, servir ao Senhor de todo o coração.
O coração do crente tem que ser integro. A lealdade do crente a Deus tem que ser perfeita.
Nós somos ricamente abençoados por Deus, não por nossa causa, nem porque tenhamos méritos. Não porque merecemos de Deus alguma coisa, mais por causa do seu grande nome e por causa do nome de Cristo.
Nós não podemos confiar em nós mesmos. Há muita gente procurando fazer boas obras, procurando méritos pessoais para poder ganhar a simpatia de Deus. Nós sabemos que isto não é Bíblico.
O que a Bíblia nos mostra é que não somos exterminados é por causa da misericórdia de Deus. É através de Jesus Cristo que obtemos boas dádivas de nosso pai celestial. Do modo que ninguém pode confiar nos méritos pessoais, nas suas obras para poder comparecer diante de Deus.
Tudo quanto pedirmos a Deus em seu nome receberemos. De modo que nós precisamos de mais fé, de mais confiança nas promessas maravilhosas que Deus nos faz.

A Aguia e o CristãoFalsas doutrinas, Falsos mestres

Write a comment

New comments have been disabled for this post.