Watchmen o FILME
Tuesday, November 11, 2008 12:34:12 PM
Já em sua terceira tentativa, a mais aclamada e premiada história em quadrinhos de todos os tempos "Watchman" sai em 2009.Watchmen é uma série de história em quadrinhos escrita por Alan Moore e ilustrada por Dave Gibbons, publicada originalmente em doze edições mensais pela editora estadunidense DC Comics entre 1986 e 1987. A série foi reimpressa mais tarde em brochura.
Watchmen é considerada um marco importante na evolução dos quadrinhos nos EUA: introduziu abordagens e linguagens antes ligadas apenas aos quadrinhos ditos alternativos, além de lidar com temática de orientação mais madura e menos superficial, quando comparada às histórias em quadrinhos comerciais publicadas naquele país. O sucesso crítico e de público que a série teve ajudou a popularizar o formato conhecido como Graphic Novel (ou "romance visual"), até então pouco explorado pelo mesmo mercado.
Diz-se que Watchmen foi, no contexto dos quadrinhos da década de 1980 — juntamente com The Dark Knight Returns de Frank Miller e Maus de Art Spiegelman) — um dos responsáveis por despertar o interesse do público adulto para um formato até então considerado infanto-juvenil.A série foi galardeada com vários Prêmios Kirby e Eisner, além de uma honraria especial no tradicional Prémio Hugo, voltado à literatura: é até o momento a única Graphic Novel a conseguir tal feito. Watchmen também é a única história em quadrinhos presente na lista dos 100 melhores romances eleitos pela revista Time desde 1923.
A trama de Watchmen é situada nos EUA de 1985, um país no qual aventureiros fantasiados seriam realidade. O país estaria vivendo um momendo delicado no contexto da Guerra Fria e em vias de declarar uma guerra nuclear contra a União Soviética. A mesma trama envolve os episódios vividos por um grupo de super-heróis do passado e do presente e os eventos que circundam o misterioso assassinato de um deles. Watchmen
retrata os super-heróis como indivíduos verossímeis, que enfrentam problemas éticos e psicológicos, lutando contra neuroses e defeitos, e procurando evitar os arquétipos e super-poderes tipicamente encontrados nas figuras tradicionais do gênero. Isto, combinado com sua adaptação inovadora de técnicas cinematográficas, o uso freqüente de simbolismo, diálogos em camadas e metaficção, influenciaram tanto o mundo do cinema quanto dos quadrinhos.
EnredoNa realidade histórica alternativa apresentada em Watchmen, Richard Nixon teria conduzido os EUA à vitória na Guerra do Vietnã e em decorrência deste fato, teria permanecido no poder por um longo período. Esta vitória, além de muitas outras diferenças entre o mundo verdadeiro e o retratado nos quadrinhos, derivaria da existência naquele cenário de um personagem conhecido como Dr. Manhattan, um indivíduo dotado de poderes especiais, os quais o levam a possuir vasto controle sobre a matéria e a energia.
Neste mundo existiriam quadrinhos de super-heróis no final de 1930, inclusive do Superman, os quais eventualmente seriam a principal inspiração para que um dos personagens das série viesse a se tornar um combatente do crime (o primeiro Nite Owl). As revistas deste gênero então teriam deixado de existir, sendo substituídas por quadrinhos de piratas (talvez devido ao surgimento de heróis verdadeiros). O Dr. Manhattan, o único a possuir poderes paranormais, foi o primeiro da "nova era" de super-heróis mais sofisticados que durou do começo dos anos 60 até a promulgação da Lei Keene em 1977, implantada em resposta à greve da polícia e a revolta da população contra os vigilantes que agiam acima da lei.
A Lei Keene exigia que todos os "aventureiros fantasiados" se registrassem no governo. A maioria dos vigilantes resolveu se aposentar, alguns revelando suas identidades secretas para faturar com a atenção da mídia. Outros, como o Comedian e o Dr. Manhattan, continuaram a trabalhar sob a supervisão e o controle do governo. O vigilante conhecido como Rorschach, entretanto, passou a operar como um herói renegado e fora-da-lei, sendo freqüentemente perseguido pela polícia.A história abre com a investigação do assassinato de Edward Blake, logo revelado como sendo a identidade civil do vigilante mascarado conhecido como Comedian. Tal assassinato chama a atenção de Rorschach, o qual passará toda a primeira metade da trama entrando em contato com seus antigos companheiros em busca de pistas, considerando praticamente todos como possíveis suspeitos.
Personagens
Apesar de os heróis de Watchmen serem inicialmente inspirados em personagens da Charlton Comics, vale dizer que Moore tomou emprestado elementos de vários outros quadrinhos, além de criar grande parte dos detalhes.
Os personagens principais da série são:
Comedian (Edward Blake) ou "Comediante" na versão em português: adaptado do Pacificador, com elementos inspirados em Nick Fury;
Dr. Manhattan (Jonathan Osterman): adaptado do Capitão Átomo;Nite Owl I (Hollis Mason) ou "Coruja": adaptado do primeiro Besouro Azul (Dan Garret);
Nite Owl II (Dan Dreiberg): adaptado do terceiro Besouro Azul (Ted Kord), com elementos do Batman;
Ozymandias (Adrian Veidt): adaptado do Thunderbolt;
Rorschach (Walter Kovacs): adaptado do Questão;
Silk Spectre I e II (Sally Juspeczyk e depois Laurie Juspeczyk) ou "Espectral": adaptadas da Sombra da Noite, com elementos da Lady Fantasma e Canário Negro.
Em Watchmen, o Comediante sintetiza a proposta artística de seus autores. Tal qual o Coringa, no prestigiado A Piada Mortal ("The Killing Joker"), do mesmo Alan Moore com arte de Brian Bolland, ele é um homem que reconhece o horror presente nas relações humanas e se refugia no humor. Para o personagem, a ironia é, em vários momentos, um reflexo amargo da percepção desse horror.
Hollis Mason, por sua vez, tornou-se o primeiro Coruja inspirado nas HQs e na literatura pulp. Era alguém com um forte senso de dever, e que ansiava por relações mais ingênuas, onde o bem e o mal estivessem bem definidos. O segundo Coruja – Dan Dreiberg – é um intelectual rico, solitário e retraído. Ozymandias é um visionário brilhante e ególatra movido por um obscuro senso de dever. Seu codinome vem de um poema de Percy Bysshe Shelley, que descreve a estátua do rei Ozymandias esquecida no deserto.
Laurie Juspeczyk, a segunda Espectral, é uma mulher forçada a viver à sombra do pragmatismo de sua mãe. O Dr.Manhattan, o homem-deus, que vê a vida como apenas mais um fenômeno do cosmo reflete em sua ótica peculiar os dilemas de alguns cientistas modernos, envolvidos com uma visão mística do Universo, maravilhoso e ao mesmo tempo impessoal. Terá a vida um significado? – pergunta-se Manhattan. Rorschach responde que não. Segundo o obscecado justiceiro, não se pode ignorar o horror depois de tê-lo presenciado. Incapaz de se relacionar plenamente com seu semelhante, projeta na luta contra o Mal seu senso de solidariedade e constrói sua própria moral. Seu codinome vem do Dr. Hermann Rorschach, o criador do teste psicológico baseado na interpretação de manchas simétricas. Como no teste em que o paciente deve dar um sentido à mancha, Rorschach faz o mesmo com a vida.Agora é só esperar 6 Março de 2009, para babar na frente do cinema, sonhos de criança viaram realidade eu esperei desde 1987 par ver isto no cinema.
Malin Akerman, você ta deliciooossaaaaaa.
site official: http://watchmenmovie.warnerbros.com






