O direito de fumar II
Tuesday, August 18, 2009 1:42:16 AM
DEIXEMOS de lado as obviedades dos maços de cigarro: O fumo é droga e causa dependência física e psíquica;
O uso prolongado do cigarro pode acarretar uma série de doenças, entre as quais câncer e impotência sexual;
O tabagismo tem alto custo social;
Combater o cigarro é questão de saúde pública e deve ser feito a todo custo.
Alto lá!
A todo custo?
Não, a todo custo não dá!
E não dá mesmo porque em direito os fins não justificam os meios: eis aqui outra obviedade-dessa vez, jurídica. Temos desde 1988 uma Constituição democrática que retornou o país ao Estado de Direito e que constitui patrimônio de todos os brasileiros; defendê-la, sim, é algo que deve ser feito a qualquer custo. É a Constituição, recordemos, é o fundamento de validade de toda e qualquer legislação: federal, estadual ou municipal.
Pela Constituição e pelas leis federais, fumar cigarro é atividade lícita - tanto que o cigarro é vendido livremente e consumido pelos poucos fumantes que restam.
No sistema constitucional, só a lei federal, de competência exclusiva da União, poderia proibir o fumo, criminalizando sua venda e seu consumo. E todas as leis federais tratam a questão do cigarro como atividade lícita, com as restrições relativas à propaganda e à comercialização. Ao contrário do projeto de lei estadual, que proíbe a existência de fumódromos, a lei federal em vigor obriga bares, restaurantes e estabelecimentos congêneres a dispor de fumódromos para atender aos fumantes.
O tabagismo é considerado hoje doença crônica pelos organismos internacionais de saúde. A OMC considera o fumo um dos dez fatores que trazem mais riscos de morte, ao lado de desnutrição infantil, alcoolismo, sexo inseguro, obesidade e pressão alta.
Celulares podem matar mais do que o cigarro, revelou estudo do especialista em câncer Vini Khurana, de acordo com matéria publicada no jornal The Independent no domingo (30/03/08). Segundo o médico, as pessoas devem evitar o uso desses aparelhos assim como o governo e as indústrias de celulares deviam tomar providências imediatas para reduzir a exposição à radiação.
Vamos agora ao verdadeiro vilão:A amônia libera mais nicotina para o fumante, quando inalada, tem efeito corrosivo nas mucosas, pode cegar e até matar. É corrosiva para o nariz e os olhos.
E o pior ela Vicia, no cigarro, está presente em pequena quantidade, por isso não oferece risco imediato.
Os fabricantes dizem que a amônia serve apenas para acentuar o sabor do tabaco. Mas há suspeitas de que a substância, na verdade, reforça o vício de fumar.
Ou seja, a indústria aumentou criminosamente os efeitos do vício através do subterfúgio da amônia.
Ela também esta presente em alguns biscoitos, Gomas de mascar, bebidas reconstituídas, café, chá instantâneo, gelatina, flans e cremes, refrigerantes, cervejas e vinhos.
Pergunto-me se foi feito um estudo sério sobre a relação dos produtos tóxicos liberados pelo gás do isqueiro ou do fósforo e da amônia nos levantamentos das pessoas atingidas pelo câncer devido ao uso prolongado do tabaco?
Posso dizer com toda a certeza cuide de sua saúde e não fique incomodado com a minha.
http://www.smokersassociation.org
http://www.cigaraficionado.com






