My Opera is closing 3rd of March

Grupo 3 - 2° ano A

Polônio

Nosso tema!

'Discuta o tema "Álcool - Efeitos e Consequências". Mostre, através de simulações, vídeos e textos, como o álcool age no organismo humano e como esta substância influencia a sociedade desde que foi produzida pela primeira vez. produza um debate, utilizando de dados confiáveis, sobre as consequências que esta droga produz na saúde pública e na sociedade em geral.'

Divisão das falas: *Em relação às moléculas.

Comments

Carol Saundersskywithdiamonds Tuesday, August 14, 2012 12:15:13 PM

Uma das coisas que poucas pessoas sabem, é que o álcool também é uma 'droga' e assim causa consequências sérias também. Quando o consumo é largado, pode ocorrer a síndrome da abstinência, onde a pessoa sofre confusão mental, visões, ansiedade, tremores e convulsões.

Matheus Carvalhoheeeymath Tuesday, August 14, 2012 12:20:23 PM

Os efeitos do álcool são percebidos em dois períodos, um que estimula e outro que deprime. No primeiro período pode ocorrer euforia e desinibição. Já no segundo momento ocorre descontrole, falta de coordenação motora e sono. Os efeitos agudos do consumo do álcool são sentidos em órgãos como o fígado, coração, vasos e estômago.

Carol Saundersskywithdiamonds Tuesday, August 14, 2012 12:22:53 PM

Por isso a gente devia mostrar no trabalho, que a coisa mais certa a se fazer, é nunca ingerir o álcool. Exatamente por ser uma droga que deixa as pessoas viciadas e só trás coisas ruins

Ana Júlia Pereira Cunhaajulia Tuesday, August 14, 2012 12:23:33 PM

Quando consumido em excesso, o álcool é visto como um problema de saúde, já que esse excesso pode estar ligado a acidentes de trânsito, violência e alcoolismo (quadro de dependência).

Carol Saundersskywithdiamonds Tuesday, August 14, 2012 12:25:23 PM

E ele quer que a gente faça vídeos, simulações... A gente podia mostrar um acidente de trânsito com um motorista bêbado, que tal?

Matheus Carvalhoheeeymath Tuesday, August 14, 2012 12:26:18 PM

Apesar de o álcool possuir grande aceitação social e seu consumo ser estimulado pela sociedade, ele é uma droga psicotrópica que atua no sistema 'nervoso central', podendo causar dependência, como a Carol citou, e mudança no comportamento.

Matheus Carvalhoheeeymath Tuesday, August 14, 2012 12:27:30 PM

Concordo Carola. Vamos procurar !

Ana Júlia Pereira Cunhaajulia Tuesday, August 14, 2012 12:28:13 PM

Pois é Carol, ai a gente mostra o que pode acontecer com cada parte do corpo quando se usa álcool.

Carol Saundersskywithdiamonds Tuesday, August 14, 2012 12:29:56 PM

'O uso abusivo do álcool está associado a um maior risco da doença de de Alzheimer.'
A gente podia também mostrar doenças que surgem em decorrência do consumo excessivo da bebida

Matheus Carvalhoheeeymath Tuesday, August 14, 2012 12:31:22 PM

Ah, e a gente não pode deixar de falar que o principal agente do álcool é o etanol (álcool etílico). O consumo do álcool é antigo, bebidas como vinho e cerveja possuíam conteúdo alcoólico baixo, uma vez que passavam pelo processo de fermentação. Outros tipos de bebidas alcoólicas apareceram depois, com o processo de destilação.

Ana Júlia Pereira Cunhaajulia Tuesday, August 14, 2012 12:33:41 PM

E depois de beber.. Tontura, dor de cabeça, sensação de boca seca, desânimo, sentidos no dia seguinte são sintomas da famosa "ressaca": uma reação do seu corpo a essa ingestão demasiada. 40 miligramas de etanol por 100 mililitros são suficientes para gerar o quadro de euforia, causando esse desconforto no dia posterior.

Matheus Carvalhoheeeymath Tuesday, August 14, 2012 12:34:38 PM

E sem falar que à medida que o alcoolismo avança, as repercussões sobre o corpo se agravam. Os órgãos mais atingidos são: o cérebro, trato digestivo, coração, músculos, sangue, glândulas hormonais. Como o álcool dissolve o ‘mucus’ do trato digestivo, provoca irritação na camada externa de revestimento que pode acabar provocando sangramentos. - A maioria dos casos de ‘pancreatite’ aguda (75%) é provocada por alcoolismo. As afecções sobre o fígado podem ir de uma simples degeneração gordurosa à cirrose. Os alcoólatras tornam-se mais susceptíveis a infecções porque suas células de defesas são em menor número.

Ana Júlia Pereira Cunhaajulia Tuesday, August 14, 2012 12:35:16 PM

O fígado é um dos principais órgãos afetados, uma vez que é ele quem armazena o glicogênio - a nossa reserva de glicose, que oferece energia aos animais, inclusive o humano – e o libera aos poucos para a corrente sanguínea.

Quando o indivíduo está sem se alimentar por um tempo razoável, suas reservas se esgotam, fazendo com que este órgão sintetize a glicose a partir das nossas proteínas musculares. Essa síntese é dificultada na presença do álcool, visto que o etanol bloqueia essa ação. Assim sendo, é compreensível o porquê das pessoas que estão bebendo em jejum se afetam mais rapidamente e o porquê do álcool em excesso, ao longo do tempo, pode causar a cirrose hepática.

Carol Saundersskywithdiamonds Tuesday, August 14, 2012 12:36:30 PM

Então a gente pode falar sobre o álcool como substância (etanol, etc), dele na história, suas consequências, grupos que oferecem ajuda, tipo o AA e até procurar depoimentos de pessoas que pararam de beber. O que mudou na vida delas e tal smile

Matheus Carvalhoheeeymath Tuesday, August 14, 2012 12:40:20 PM

E somente para ressaltar: O álcool interfere diretamente com a 'função sexual' masculina, com infertilidade por atrofia das células produtoras de testosterona, e diminuição dos hormônios masculinos. O predomínio dos hormônios femininos nos alcoólatras do sexo masculino leva ao surgimento de características físicas femininas como o aumento da mama. O álcool pode afetar o desejo sexual e levar a impotência por danos causados nos nervos ligados a ereção. Nas mulheres o álcool pode afetar a produção hormonal feminina, levando diminuição da menstruação, infertilidade e afetando as características sexuais femininas.

Ana Júlia Pereira Cunhaajulia Tuesday, August 14, 2012 12:44:14 PM

Vou pesquisar os depoimentos!

Matheus Carvalhoheeeymath Tuesday, August 14, 2012 12:44:48 PM

De acordo com evidências arqueológicas, o ser humano consome bebidas alcoólicas desde a pré-história. Acredita-se que o homem do período neolítico consumia vinhos de frutas vermelhas em 6400 A.C. A descoberta do processo de destilação, no século XII, tornou possível a produção de bebidas com teor alcoólico mais alto que aquelas feitas somente por fermentação.
Ficando atrás somente da cafeína, o álcool é usado por mais pessoas e em quantidades maiores que qualquer outra substância. Serviu para diversos fins à medida em que as culturas e sociedades evoluíram ao longo dos anos. O uso do álcool foi difundido, ocasionalmente aceito, condenado e proibido, porém sem sucesso.

Matheus Carvalhoheeeymath Tuesday, August 14, 2012 12:44:49 PM

De acordo com evidências arqueológicas, o ser humano consome bebidas alcoólicas desde a pré-história. Acredita-se que o homem do período neolítico consumia vinhos de frutas vermelhas em 6400 A.C. A descoberta do processo de destilação, no século XII, tornou possível a produção de bebidas com teor alcoólico mais alto que aquelas feitas somente por fermentação.
Ficando atrás somente da cafeína, o álcool é usado por mais pessoas e em quantidades maiores que qualquer outra substância. Serviu para diversos fins à medida em que as culturas e sociedades evoluíram ao longo dos anos. O uso do álcool foi difundido, ocasionalmente aceito, condenado e proibido, porém sem sucesso.

Carol Saundersskywithdiamonds Tuesday, August 14, 2012 12:48:36 PM

Então pronto. Ana Julia vai atrás dos depoimentos, Teteu da história, vou atrás das doenças que são causadas

Ana Júlia Pereira Cunhaajulia Tuesday, August 14, 2012 12:51:29 PM

Ahh gente e não podemos esquecer que tbm tem um problema enorme que é o Alcool na Adolescencia né?

Ana Júlia Pereira Cunhaajulia Tuesday, August 14, 2012 12:53:26 PM

Pesquisa do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), mostra que 80,3% dos estudantes do 8º e do 9º ano do ensino fundamental e dos três anos do ensino médio da rede particular da cidade de São Paulo já usaram álcool na vida. Em um ano, o uso foi apontado por 63,1% dos 5.226 adolescentes entrevistados na pesquisa, que tinham entre 12 e 18 anos em 2008, quando foi feito o levantamento. No mês em que foi realizada a pesquisa, o uso foi de 39,6%.

Para os pesquisadores, um dado alarmante é o fato de 33% dos estudantes do ensino médio terem dito que haviam tomado cinco doses de bebida alcoólica ou mais em uma única ocasião, no mês da pesquisa.
Segundo o levantamento, o álcool foi a primeira droga experimentada pelos adolescentes, seguida de tabaco e inalantes. Os adolescentes experimentam álcool por volta dos 12 anos de idade.

Matheus Carvalhoheeeymath Tuesday, August 14, 2012 12:53:34 PM

Amor, a história em geral, a parte mais importante foi a que eu citei acima. Eu vi um site onde falava bem mais, mas já era um assunto 'clichê' e que abordava mais a cultura como base, no caso as civilizações indígenas americanas.

Carol Saundersskywithdiamonds Tuesday, August 14, 2012 12:59:44 PM

Achei algumas aqui e salvei o link! Uma coisa que a gente tem que falar é que não é álcool em si que causa isso, mas sim o seu excesso. E as mulheres, são mais sensíveis aos efeitos do álcool

Ana Júlia Pereira Cunhaajulia Tuesday, August 14, 2012 1:01:58 PM

Sheryda Lisboasherydalisboa87 Wednesday, August 15, 2012 12:24:35 PM

Apesar de o álcool possuir grande aceitação social e seu consumo ser estimulado pela sociedade, ele é SIM uma droga que atua no sistema nervoso central, podendo causar dependência e mudança no comportamento.

Sheryda Lisboasherydalisboa87 Wednesday, August 15, 2012 12:25:15 PM

Os efeitos do álcool são percebidos em dois períodos, um que estimula e outro que deprime. No primeiro período pode ocorrer euforia e desinibição. Já no segundo momento ocorre descontrole, falta de coordenação motora e sono. Os efeitos agudos do consumo do álcool são sentidos em órgãos como o fígado, coração, vasos e estômago.

Sheryda Lisboasherydalisboa87 Wednesday, August 15, 2012 12:26:51 PM

Quando consumido em excesso, o álcool é visto como um problema de saúde, já que esse excesso pode estar ligado a acidentes de trânsito, violência e alcoolismo (quadro de dependência).

Sheryda Lisboasherydalisboa87 Wednesday, August 15, 2012 12:37:29 PM

O uso de álcool entre adolescentes é, naturalmente, um tema controverso no meio social e acadêmico brasileiro. Ao mesmo tempo em que a lei brasileira define como proibida a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos (Lei nº 9.294, de 15 de julho de 1996), é prática comum o consumo de álcool pelos jovens – seja no ambiente domiciliar, em festividades, ou mesmo em ambientes públicos. A sociedade como um todo adota atitudes paradoxais frente ao tema: por um lado, condena o abuso de álcool pelos jovens, mas é tipicamente permissiva ao estímulo do consumo por meio da propaganda.

Sheryda Lisboasherydalisboa87 Wednesday, August 15, 2012 1:51:22 PM

Um exemplo dos efeitos do álcool: Motorista bêbado mata e atropela duas irmãs. (matéria do SBT Brasil)

http://www.youtube.com/watch?v=wohY3gzru0U

Sheryda Lisboasherydalisboa87 Wednesday, August 15, 2012 1:59:45 PM

Tipos

O etanol ou álcool etílico é o tipo de álcool mais comum. Está contido nas bebidas alcoólicas, é usado para limpeza doméstica e também é combustível para automóveis. A fórmula do álcool etílico é CH3CH2OH.

O metanol ou álcool metílico é um álcool que não deve ser ingerido, pois é extremamente tóxico para o fígado. A fórmula do metanol é CH3OH.

Os dois exemplos acima são casos particulares de álcoois do tipo R-OH, em que R- é um radical alquila.

No fenol, de fórmula química é C6H6O, a hidroxila está ligada a um anel benzênico. Na maioria dos textos, este composto não é considerado um álcool.

Álcool anidro é um álcool com até 1% de água (já que é difícil a obtenção de álcool totalmente puro), e pode ser adicionado à gasolina para aumento da octanagem, atuando como antidetonante, para que a gasolina possa ser comprimida no pistão do motor carburante ao máximo e não entre em combustão antes de acionada a vela do motor.

O álcool bornílico é obtido ligado com o hidroterpendio que corresponde a cânfora.

O álcool desnaturado é uma composição com o metileno.

Carol Matoscarolmatos Wednesday, August 15, 2012 2:05:21 PM

CLASSIFICAÇÃO DOS ALCOÓIS:
Alcoóis são compostos que se caracterizam pela presença do grupo OH (Hidroxila) ligado à cadeia saturada de carbonos.
Existem muitas maneiras de classificar os alcoóis, uma delas é através do número de Hidroxilas ligadas:

Monoálcool: apresenta apenas uma Hidroxila (OH) na molécula.

Diálcool: se caracteriza pela presença de duas Hidroxilas.

Poliálcool: classificação dada aos alcoóis que possuem mais de dois grupos OH ligados à cadeia carbônica.


Os monoálcoois podem ainda ser classificados de acordo com a posição que ocupam na cadeia carbônica.

Álcool primário: classificação dada ao álcool cuja hidroxila está ligada a carbono primário.

Repare que o grupo OH está ligado à extremidade da cadeia.

Álcool secundário: a hidroxila localiza-se entre dois carbonos.

O carbono ligado a OH é secundário, temos então um álcool secundário.

Álcool terciário: quando o grupo Hidroxila se liga a carbono terciário dá origem a este tipo de álcool.



Sheryda Lisboasherydalisboa87 Wednesday, August 15, 2012 3:03:51 PM

Se a população menor de 18 anos soubesse mais sobre os efeitos do álcool e o quanto ele é prejudicial à saúde, acho que a taxa de adolescentes que ingere ou já ingeriu bebida alcóolica iria cair muito.

CIBERENSINOencimat3 Sunday, September 2, 2012 10:34:35 AM

Achei muito legal, porém está no lugar errado, deveria estar nos fóruns do 2,3cmcb para todo mundo visualizar, tranfira para lá. Outra coisa, produza um hipertexto com Introdução, desenvolvimento e conclusão neste blog para ficar como produto da pesquisa.

Frederico Yanfredyan96 Friday, September 21, 2012 10:20:38 PM

A história do álcool
Quando os portugueses chegaram ao Brasil, no início da colonização, descobriram o costume
indígena de produzir e beber uma bebida forte, fermentada a partir da mandioca, denominada
cauim. Ela era utilizada em rituais, em festas, portanto, dentro de uma pauta cultural bem
definida. Os índios usavam também o tabaco, que era desconhecido dos portugueses e de
outros europeus.
No entanto, os portugueses conheciam o vinho e a cerveja e, logo mais, aprenderiam a fazer a
cachaça, coisa que não foi difícil, pois para fazer o açúcar a partir da cana-de-açúcar, no
processo de fabricação do mosto (caldo em processo de fermentação), acabaram descobrindo
um melaço que colocavam no cocho para animais e escravos, denominado de "Cagaça", que
depois veio a ser cachaça, destilada em alambique de barro e, muito mais tarde, de cobre.
A cachaça é conhecida de muito tempo, desde os primeiros momentos em que se começava a
fazer do Brasil, o Brasil. O açúcar, para adoçar a boca dos europeus, como disse o antropólogo
Darcy Ribeiro, da amargura da escravidão; a cachaça para alterar a consciência, para calar as
dores do corpo e da alma, para açoitar espíritos em festas, para atiçar coragem em covardes e
para aplacar traições e ilusões. Para tudo, na alegria e na tristeza, o brasileiro justifica o uso do
álcool, da branquinha à amarelinha, do escuro ao claro do vinho, sempre com diminutivos.

Frederico Yanfredyan96 Friday, September 21, 2012 10:21:30 PM

VOCÊ SABIA?
Uma das formas eficazes empregadas para a desorganização de determinados povos
indígenas foi a introdução da aguardente.

Frederico Yanfredyan96 Friday, September 21, 2012 10:25:32 PM


De acordo com evidências arqueológicas, o ser humano consome bebidas alcoólicas desde a pré-história. Acredita-se que o homem do período neolítico consumia vinhos de frutas vermelhas em 6400 A.C. A descoberta do processo de destilação, no século XII, tornou possível a produção de bebidas com teor alcoólico mais alto que aquelas feitas somente por fermentação.
Ficando atrás somente da cafeína, o álcool é usado por mais pessoas e em quantidades maiores que qualquer outra substância. Serviu para diversos fins à medida em que as culturas e sociedades evoluíram ao longo dos anos. O uso do álcool foi difundido, ocasionalmente aceito, condenado e proibido, porém sem sucesso.
Estima-se que 70% dos estudantes americanos do último ano colegial consumiram algum tipo de bebida alcoólica ao menos uma vez no último mês, apesar de a idade legal para consumo de álcool variar entre 18 e 21 anos de idade nos Estados Unidos. Ainda que apenas 5 a 7% dos adolescentes sejam considerados alcoólatras, 19 a 20% podem ser classificados como "bebedores problemáticos". Esse grupo inclui aqueles adolescentes que ficam bêbados seis ou mais vezes por ano e/ou que sofrem conseqüências negativas como resultado de seu comportamento em relação à bebida pelo menos duas vezes por ano. Tais conseqüências podem incluir acidentes relacionados ao consumo de álcool ou problemas com a lei, com familiares, com amigos, com a escola ou com namorados. No passado, os homens tradicionalmente bebiam mais que as mulheres. Entretanto, a incidência de pessoas que bebem está se tornando mais igual entre os sexos.
O consumo de álcool é primariamente influenciado por atitudes desenvolvidas durante a infância e adolescência e, portanto, associadas a atitudes dos pais e comportamentos em relação à bebida dentro e fora de casa, influência de colegas e da sociedade e relacionamentos familiares.

Frederico Yanfredyan96 Friday, September 21, 2012 11:06:04 PM

Vocês já pararam pra pensar que a palavra “Álcool” é muito usada em nosso dia-a-dia e que ela tem várias “caras” diferentes? Tem o álcool que usamos para abastecer nossos carros, o álcool que usamos para higienizar nossas mãos e o álcool que bebemos em um drink. Todos recebem o mesmo nome, mas o que os diferem?

Frederico Yanfredyan96 Friday, September 21, 2012 11:07:18 PM

Primeiramente, o álcool é um tipo de composto orgânico assim como cetona, aldeído e ácido carboxílico. Contém em sua composição química uma ou mais molécula de hidroxila (-OH). Ele pode ser primário, secundário ou terciário, de acordo com a quantidade de radicais ligantes no carbono saturado.

O álcool pode variar quanto às suas fórmulas e composições químicas, podendo ser chamado de etílico (etanol), metílico, desnaturado.

O álcool que nós ingerimos em um drink, conhecido também como etílico, é obtido a partir da fermentação de açúcares.

Porém, o álcool etílico (etanol) também é usado como combustível (o famoso biocombustível) e como produto de limpeza.



O álcool metílico (metanol) é extremamente tóxico, podendo causar sérios problemas mesmo quando ingerido em pequenas doses. Ele comumente é utilizado como solventes, anticongelantes e, em alguns postos dos Estados Unidos, como combustível.




O álcool desnaturado é um tipo de álcool em que foi tratado com um derivado do metano (-CH2-), o metileno, que foi acrescentado em sua composição. Ele é modificado com o intuito de que seu uso seja exclusivamente para uso industrial ou similar, o tornando impróprio para a ingestão.
Mas vocês entendem o porquê disso??? A bebida alcoólica mais forte até o presente momento, acredito eu, é o absinto com aproximadamente 80% de teor alcoólico. Agora imaginem se alguém resolve querer beber algo mais forte, e pega o vidro de álcool em casa usado para higienizar que tem 92% de teor e resolve beber?! Imaginem, por exemplo, alguém chegando ao posto de gasolina mandando abastecer direto ´no gargalo´
(ai o indivíduo vai, coloca a mangueira na boca e manda ligar a bomba).

Gente, eu sei que isso parece um absurdo, mas enquanto pesquisava para escrever esse tópico encontrei uma conversa de uns indivíduos que explica na prática o porque do álcool ter que ser desnaturado. Olha só o que esse indivíduo falou:
“O alcool de cozinha é o mesmo usado para fazer bebidas?
Fiz uma caipirinha muito boa aqui e usei o alcool de cozinha,
mas pensei que ele pode não ser tratado e etc...
Caso não faça mal, vou ajudar os necessitados:
-Bastante Gelo
-Espremer limão e partir em pedaços e deixar no copo
-Açucar
-Laranja (Mesmo caso limão)
-Alcool a gosto!
-E fica muito bom se colocar soda/sprite/coca
(...)
Nem vou morrer tão cedo!
Tenho 16anos ainda colega!
(...)
Como assim ficar cego? Não entendi!
Não vou beber alcool de posto... Ta caro!”

Write a comment

New comments have been disabled for this post.