My Opera is closing 3rd of March
photo of Méndez

?

Da Ciência em Portugal

,

Esta semana o Primeiro-Ministro Pedro Passos Coelho, o Ministro da Educação e Ciência Nuno Crato e a Secretaria de Estado da Ciência Leonor Parrilha estiveram presentes numa reunião sob o tema “Ciência 2012 Portugal – Caminhos de excelência e tecnologia” que decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian. (mais informações aqui e aqui.) e cuja organização esteve a cargo da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Isto é algo completamente extraordinário. Uma instituição do estado (FCT) teve que recorrer a uma instituição privada (FCG) para realizar um evento sobre Ciência.

Fantástico!!! – digo eu, na minha ignorância. E acrescento a seguinte informação: Portugal tem uma Academia das Ciências. E na esmagadora maioria dos países onde existem este tipo de instituições elas são AS instituições de investigação científica nacional, como por exemplo na Bulgária, Hungria ou República Checa.

Portugal, instituiu a sua Academia das Ciências, no dia 24 de Dezembro de 1779, mas que nunca foi o centro da investigação científica nacional (esse encontra-se disperso por inúmeras universidade, institutos, laboratórios, fundações e até por um conselho nacional). Isto tudo apesar da Academia das Ciências ter dado um contributo impar para a investigação científica nacional desde a sua criação (responsável pelo aparecimento de inúmeras outras instituições que ainda hoje existem tais como a Direcção-Geral de Saúde, o Instituto de Socorros a Náufragos ou o Museu Nacional de Arqueologia). Actualmente, apesar das dificuldades tem participado em inúmeros projectos nacionais, europeus e internacionais. É por isso que está directamente envolvida nas principais redes científicas tais como a European Science Foundation ou o International Council for Science. Os académicos portugueses continuam a trabalhar em inúmeros projectos internacionais em áreas do saber tão distintas como Carbon, Capture and Storage, Bioscience ou Adaptation to Extreme Weather, ou questões relacionadas com Plágio e Direitos de Autor . Apesar disso não tem o reconhecimento devido nessas participações.
Acresce ainda o facto da Academia das Ciências ser instituição pública, como uma característica que julgo ser exclusiva: a sua direcção composta por ex-ministros (Prof. Adriano Moreira e General Loureiro dos Santos), ex-secretários de estado (Prof. Arantes e Oliveira) e dois investigadores em Biologia e Medicina (Prof. Salomé Pais e Prof. Torres Pereira) não tem vencimentos, nem ajudas de custo, nem carros e outro tipo de acessórios e gadgets normalmente inerentes a pessoas neste tipo de cargos. A direcção da Academia, bem como os restantes membros que ali trabalham fazem-no pro bono. E a paga que tem por isso é um orçamento miserável em toda a linha e em especial na área das relações internacionais (onde não deve ser superior a vinte mil euros).

Não sendo dotado de nenhum poder extraordinário de artes divinatórias julgo que os nossos políticos sempre tiveram medo da Academia das Ciências, porque no fundo ela é fonte de conhecimento. E ainda há quem teime em apelidar D. Maria I de Louca. Diria que ela foi a Visionária e que Loucos são aqueles que ignoram as potencialidades de tamanha instituição.

Os Donos de PortugalBookdepository: uma livraria a ter em conta.

Write a comment

New comments have been disabled for this post.

February 2014
S M T W T F S
January 2014March 2014
1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28