My Opera is closing 3rd of March

Lara Semac

O poder da pena

Política x Religião

Dizem que política, futebol e religião não se discute, e se não se discutem tais temas nem em roda de amigos, quanto mais em roda de inimigos, agora imaginem que com estas tendências atuais de partidos políticos se aliarem à igrejas, será que a coisa não pega fogo? Se houvesse a mínima possibilidade de se aliarem a clubes de futebol, seria explosivo! Uma tentativa açucarada de nos fazerem gostar da disciplina História é nos lembrar que ela serve sobretudo para que, ao nos deparar-mos com toda a atroz História da humanidade nao repitamos os erros dos nossos antepassados, afinal, quem gosta de ficar repetindo "errinhos tolos"? Conclusão. Nem os políticos se convenceram disto, nem todo o exemplo secular de que política e a religião não se combinam é suficiente.

Leia-se:
Religião e política nunca deram mistura homogênea. As duas entidades, quando associadas, não favorecem o bom comportamento coletivo e o correto exercício do poder. Pois a religião alimenta-se do fervor, da apaixonada fé no sobrenatural, da crença em dogmas imutáveis e da obediência a hierarquias que não decorrem da soberania popular. Fervor irracional sempre foi combustível do fanatismo, e disso a História está recheada de exemplos trágicos, que vêm desde as guerras religiosas que dilaceraram a Europa, até os atualíssimos conflitos da Irlanda do Norte, os desvarios do Talibã afegão e dos aiatolás iranianos. E ao revés dos procedimentos irracionais do fervor místico, a política democrática deve alicerçar-se, o quanto possível, no exercício da razão, no respeito à divergência, no culto à tolerância entre as facções, e numa fraternidade geralmente inconciliável com as paixões religiosas.
Sérgio da Costa Franco- procurador de justiça aposentado e historiador
http://acoruja.haaan.com/libertas_politica (texto na íntegra)

Não vamos querer iniciar aqui no Brasil um processo que já deveria ter entrado em decadência, mas considero que isto tem mesmo a cara deste país, que em vez de progredir está sempre regredindo, seríamos uma espécie de slow motion do resto do mundo.

Se queres prever o futuro, estuda o passado- Confúcio


Unfinished SympathyMúsica, literatura.

Write a comment

New comments have been disabled for this post.

February 2014
S M T W T F S
January 2014March 2014
1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28