Skip navigation.

Forum Oficial do Opera em Português

The Official Portuguese Opera Forums

[ advanced search ]

OPERA 9 BETA ESTA LANÇADO

Forums » Portuguese Forums » Opera

Lost password?

Go to last post

Thursday, 20. October 2005, 17:39:19

RichardCooper

Web Inside (",)

Portugal

OPERA 9 BETA ESTA LANÇADO

DOWNLOAD Windows

DOWNLOAD UNIX

Download Mac

Depois de instalar clica Aqui

Thursday, 20. October 2005, 17:45:42

LeoCG

Brazil

Estou baixando. Parece que essa versão tem várias novidades.

Leo CG

Thursday, 20. October 2005, 17:50:54

LeoCG

Brazil

Editei o post original para incluir a link da versão para Mac. Ainda não há versão para unix.

Leo CG

Thursday, 20. October 2005, 17:59:16

RichardCooper

Web Inside (",)

Portugal

Ja esta pena nao ter mais tempo para testar

Tirei tudo daqui http://my.opera.com/community/forums/topic.dml?id=108345

Agora usem e abusem

Thursday, 20. October 2005, 18:25:38

operador

Brazil

Não tem a opção do idioma "Português do Brasil [pt-BR]". :down:

Tem como copiar algum arquivo do Opera 8.5?

[]'s

Thursday, 20. October 2005, 19:07:13 (edited)

RedPingüim

- opera lover -

Brazil

Dá hora.... :up:

Não sei se é legal copiar a tradução por cima..

Fazer cópia da pasta "mail", hein.. Não esqueçam!!

aviso.gif

Aqui no Linux, tá um foguete... :smile:

Opera Rocket rocks..

Thursday, 20. October 2005, 19:05:59

operador

Brazil

Eu baixei a partir do site do Opera o arquivo de linguagem "Portugues do Brasil" da versão 8.5 e a maioria das opção ainda estão traduzidas.
O que não está traduzido é a opção "opera:config".

Thursday, 20. October 2005, 19:13:59 (edited)

RedPingüim

- opera lover -

Brazil

Tem bittorrent???

Acid2 quase perfeito, façam o teste: The Acid2 Browser Test

Acid2 fixes
Several fixes for margin collapsing model.
Prevented elements from being less than 0 pixels high.
Create an anonymous table cell around tables inside an anonymous table row.
Table backgrounds are rendered if the table has dimensions, but no contents.
:before rules in CSS do not cause unrelated form elements to disappear.
Margins correctly treated on elements with clear: that follow a float.
Comments in strict HTML documents are treated as SGML comments.
Intersection of borders compatible with reference rendering.
Corrected use of :hover with no element selector.
Overflow on the HTML element is applied to the viewport.
Elements with overflow:hidden; can scroll to anchors within them.

Great.. :up:

Thursday, 20. October 2005, 19:38:09

felipecn

Brazil

Não tem torrent não, eu não vi nada no changelog e não consegui tentando aqui...

Thursday, 20. October 2005, 19:57:06

RedPingüim

- opera lover -

Brazil

Originally posted by felipecn:

Não tem torrent não,

É.. tentei testar e ele abriu o bittorrent que tenho instalado..

Thursday, 20. October 2005, 21:08:46

lamarca

was here

rio de janeiro

o opera agora mostra na barra de endereços (canto esquerdo) uma estrela para o url que estiver incluído nos favoritosfavoritos.jpg

Thursday, 20. October 2005, 21:40:42

JAAV

Aqui já rola tentei por cima da versão 8.5 mas dava um erro, instalei de novo limpando e reconfigurei com os arquivos da versão 8.5, por agora tudo beleza .

Thursday, 20. October 2005, 21:54:24

pecamino

OPERAman

Brazil

Versão 9 com visual da 7.5? :ko:
Por enquanto, tirando o about:config, me parece tudo igual.

Thursday, 20. October 2005, 22:21:45 (edited)

RedPingüim

- opera lover -

Brazil

Originally posted by lamarca:

o opera agora mostra na barra de endereços (canto esquerdo) uma estrela para o url que estiver incluído nos favoritos

Sim, bom recurso este.. :up:

Originally posted by pecamino:

Versão 9 com visual da 7.5?

Sei lá, eu gosto deste visual.. :smile:

Detalhe: suporte para ATOM também normal.

Thursday, 20. October 2005, 23:04:48

RichardCooper

Web Inside (",)

Portugal

Bem! Eu so pude entrar agora!

Alguem sabe qual é o file dos RSS?

O meu esta em portugues acho que ainda é da traduçao do Javv da versao anterior! Eu instaleu por cima de tudo "ansiadade" mas vou isntalr tudo de novo, para ver se tem alguma diferença, mas ja notei qua nao apresenta os Feeds da mesma forma!

Thursday, 20. October 2005, 23:18:57

RedPingüim

- opera lover -

Brazil

Originally posted by RichardCooper:

Não entendi tua pergunta?

Você se refere aos links para o conteúdo para RSS e ATOM?

O ATOM está funcionando normal, apenas o "título" não está sendo preenchido no gerenciador do Opera. Mas ele apresenta o conteúdo normalmente.

Thursday, 20. October 2005, 23:26:57

lamarca

was here

rio de janeiro

talvez a resposta para sua pergunta esteja aqui

Friday, 21. October 2005, 14:14:40

Uma coisa que notei (e não gostei) é que o atalho de teclado para abrir uma nova aba agora é igual ao atalho do Firefox (CTRL + T). Ainda bem que posso mudar isso para o esquema antigo (CTRL+N, agora abre uma nova instância do Opera).

Friday, 21. October 2005, 14:46:31

RichardCooper

Web Inside (",)

Portugal

A qual o nome do ficheiro que guardar a os feeds que estao na minha lista? Tal como ha para o wand e conctatos.

Ontem a noite nao conseguia entrar no forum :frown:

Friday, 21. October 2005, 15:16:34

LeoCG

Brazil

A qual o nome do ficheiro que guardar a os feeds que estao na minha lista? Tal como ha para o wand e conctatos.

Ontem a noite nao conseguia entrar no forum :frown:

Veja no accounts.ini qual o número da conta de feeds (rss). A relação de feeds estará no arquivo incomingX.txt onde X é o número da conta.

Os servidores da Opera Software estiveram fora do ar ontem à noite.

Leo CG

Friday, 21. October 2005, 15:45:09

Originally posted by AndersonTS:

Uma coisa que notei (e não gostei) é que o atalho de teclado para abrir uma nova aba agora é igual ao atalho do Firefox (CTRL + T). Ainda bem que posso mudar isso para o esquema antigo (CTRL+N, agora abre uma nova instância do Opera).

tb axo mal terem mudado o atalho, penso k deveriam ter mantido o antigo. Até dá mais jeito o ctrl+n do que o ctrl+t. como da para mudar isto?

uma coisa boa, k ja existia no firefox, foi a introdução do about:config.

ainda a explorar!

Friday, 21. October 2005, 17:31:28 (edited)

Focus

Opera fan :-)

Porto Alegre | Brasil

Não curti muito o opera:config. Uma enxurrada de opções.. :confused:
E o problema no Orkut continua! (Pelo tempo que já passou, pensei que já tivessem dando um jeito nisso) :no:

Fora isso, achei essa versão levemente mais ágil para abrir as páginas, mas pode ser efeito placebo.. p:

Friday, 21. October 2005, 17:44:08

LeoCG

Brazil

O problema com o Orkut havia sido solucionado mas parece que a solução não está mais funcionando nessa nova versão.

Com relação ao opera:config penso que seja para usuários um pouco mais avançados. Acho até que algumas opções deveriam ser restritas.

Leo CG

Friday, 21. October 2005, 17:57:14

RichardCooper

Web Inside (",)

Portugal

Originally posted by JAAV:

Ola Jaav

Não encontro a traduçao que tinhas feito para o 8.50! Nao encontro o topico!

Friday, 21. October 2005, 18:38:09 (edited)

JAAV

Ricardo deixo aqui o link para um post que eu fiz enquanto não acabo a tradução tem a versão 8.50 PT Ibérico.

http://my.opera.com/portugues/forums/topic.dml?id=108661&t=1129919725&page=1#comment1167408
Um abraço.

Friday, 21. October 2005, 20:13:38

RichardCooper

Web Inside (",)

Portugal

Originally posted by JAAV:

Ricardo deixo aqui o link para um post que eu fiz enquanto não acabo a tradução tem a versão 8.50 PT Ibérico.

http://my.opera.com/portugues/forums/topic.dml?id=108661&t=1129919725&page=1#comment1167408
Um abraço.

Obrigado.

Fiz uma instalaçao nova esta bem mais rapido :D

Podiam era ter uns icones novos.

Saturday, 22. October 2005, 00:08:08

pecamino

OPERAman

Brazil

A minha impressão é que o gerenciamento de cache ficou um pouco mais esperto, está mais agil para carregar páginas em cache.
Uma coisa estranha é que quando edito um post no www.forumgdh.net , eu preciso apertar F5 para ver minha mensagem editada, senão não atualiza.

Saturday, 22. October 2005, 19:04:33 (edited)

Agora que notei isso, o arquivo search.ini teve a versão modificada e por isso não é usado pelo Opera.
Para quem tem buscas personalizadas, deve-se editar o arquivo modificando a versão de 6 para 7. Certo?

Falando em pesquisas, outra coisa que notei é que agora, quando fazemos buscas pela página, o termo buscado é destacado, como se usasse uma caneta marca-texto. Legal!

Saturday, 22. October 2005, 19:05:28

RedPingüim

- opera lover -

Brazil

Estou tendo que me adaptar ao CTRL+T, acabo sempre abrindo uma nova janela ao invés de uma nova TAB. Não entendi bem o porquê desta mudança, porém creio que deve ser por parte de solicitação de usuários.

Originally posted by pecamino:

Uma coisa estranha é que quando edito um post no www.forumgdh.net , eu preciso apertar F5 para ver minha mensagem editada, senão não atualiza.

Sim, eu tenho notado isto desde a versão anterior. Aqui no fórum é direto ter que dar F5. Não seria alguma configuração a ser aplicada no gerenciamento do cache?

Falando em pesquisas, outra coisa que notei é que agora, quando fazemos buscas pela página, o termo buscado é destacado, como se usasse uma caneta marca-texto. Legal!

Eu não havia atentado para este detalhe. Muito bem lembrado.. :up:

Saturday, 22. October 2005, 19:12:43

Originally posted by X-Flies:

como da para mudar isto?

Tecle ALT + P e na aba Avançado, vá em Atalhos.
Em Atalhos de Teclado, clique em Opera Standard e depois em Editar...

No campo de busca, digite new page. Clique nele, apenas num deles, e depois em Editar...
Modifique para "t ctrl" (t <espaço> ctrl). Está feita a modificação!

Saturday, 22. October 2005, 19:14:28

Nossile

Estou usando a versão 9, além de uma melhora na velocidade e no gerencamento do cache não percebi nada de muito diferente da versão anterior.

Saturday, 22. October 2005, 19:15:41

RedPingüim

- opera lover -

Brazil

Originally posted by Nossile:

Estou usando a versão 9, além de uma melhora na velocidade e no gerencamento do cache não percebi nada de muito diferente da versão anterior.

Não sei se é impressão. Mas, por exemplo, aqui no fórum quando você responde um post, parece que não atualiza no ato, entende? Sempre tem que dar um reload. Agora não sei se é questão do Opera ou do servidor.

Saturday, 22. October 2005, 19:37:12

Nossile

Aqui q resposta de posts está da mesma maneira que sempre foi (pelo menos no quick reply), sem a nescessidade de um reload.

PS. Instalei por cima da versão anterior

Saturday, 22. October 2005, 20:48:00

RedPingüim

- opera lover -

Brazil

Instalei por cima da versão anterior

É.. Eu havia pensado nesta possibilidade. Porém vou checar aqui sim. Talvez seja algum problema com minha configuração.

Se for possível, ao responder aqui, logo em seguida clique aqui. Veja se, ao abrir a página, ela aparece atualizada, ou somente após você dar reload.

:up:

Saturday, 22. October 2005, 23:51:02

LeoCG

Brazil

Originally posted by RedPingüim:

Não sei se é impressão. Mas, por exemplo, aqui no fórum quando você responde um post, parece que não atualiza no ato, entende? Sempre tem que dar um reload. Agora não sei se é questão do Opera ou do servidor.

Aqui, ao menos até hoje de madrugada, estava normal. Acho que deu mensagem de erro uma vez mas aí já era problema do servidor.

Leo CG

Saturday, 22. October 2005, 23:52:37

RedPingüim

- opera lover -

Brazil

Originally posted by LeoCG:

mas aí já era problema do servidor.

Realmente pode ser problema do servidor mesmo, porém vou ficar de olho, principalmente na versão Linux.

Sunday, 23. October 2005, 00:35:41

luizarmesto

Linux user

Gostei do Source-Viewer interno, você pode mudar alguma coisa no código da página e quando clica no botar salvar ele mostra a mudança na página.

Editado: Aqui a resposta apareceu direto sem precisar dar reload

Sunday, 23. October 2005, 04:07:35

RedPingüim

- opera lover -

Brazil

Originally posted by Luiz Fernando:

Gostei do Source-Viewer interno

Boa dica, não testei isto não.. :up:

Onde configura isso pra usar o viewer interno?

Sunday, 23. October 2005, 04:52:08

LeoCG

Brazil

Originally posted by RedPingüim:

Originally posted by Luiz Fernando:

Gostei do Source-Viewer interno

Boa dica, não testei isto não.. :up:

Onde configura isso pra usar o viewer interno?

Tools/Preferences/Advanced/Programas. Em Source View coloca Opera.

Leo CG

Sunday, 23. October 2005, 05:07:48

RedPingüim

- opera lover -

Brazil

Tools/Preferences/Advanced/Programas. Em Source View coloca Opera.

Legal..

Porém ainda está cru este recurso. Não acho que tenha que ter super funcionalidades, porque pra mexer em código html o que vale mesmo é um processador de textos sem frescuras. Mas, por exemplo, se vais verificar o código fonte desta página do fórum, aparece uma massaroca toda colada. Precisa de uma melhorada, creio.

Mas é ótimo que estejam trabalhando nisto.. :up:

Sunday, 23. October 2005, 16:23:29

ashimada

No firefox é possivel esse tipo de edição do codigo-fonte atraves de extensão. Conheço alguns que fazem isso pra corrigir incopatibilidades pequenas com o browser.

Sunday, 23. October 2005, 16:54:02

LeoCG

Brazil

Se o código da página for alterado via viewer do Opera, a página automaticamente é alterada para mostrar a mudança.

Para isso basta clicar no icone de salvar após fazer a alteração no viewer. Pode ser um recuso interessante para quem costuma testar páginas.

Leo CG

Monday, 24. October 2005, 23:47:30

lamarca

was here

rio de janeiro

a formatação em rich text no gmail está funcionando perfeitamente nesse preview.

obs: eu ia colocar essa observação na quinta-feira última, mas o fórum saiu do ar.

Tuesday, 25. October 2005, 01:31:55

Mais uma coisa (irritante) desta versão. Os painéis não apresentam mais aquela "seta" que quando clicada, expandia-o. Como por exemplo, clicando-se nela no painel de e-mail, apareciam as pastas, quantidade de mensagens por pastas, etc.

Tuesday, 25. October 2005, 02:22:19

RedPingüim

- opera lover -

Brazil

Mais uma coisa (irritante) desta versão. Os painéis não apresentam mais aquela "seta" que quando clicada, expandia-o.

Tem razão, agora não está sendo possível minimizar o painel, sem ter que feixar totalmente a barra esquerda com os ícones... :no: Também não encontrei nenhuma opção visível que permita trazer de volta a setinha.

Tuesday, 25. October 2005, 02:34:15

LeoCG

Brazil

Mais uma coisa (irritante) desta versão. Os painéis não apresentam mais aquela "seta" que quando clicada, expandia-o. Como por exemplo, clicando-se nela no painel de e-mail, apareciam as pastas, quantidade de mensagens por pastas, etc.

Tools/Appearence, Buttons/Panel. É só arrastar a "seta dupla" para o painel. O problema é que tem de fazer um a um.

Mas lembrem-se que é uma versão preview e as coisas podem mudar.

Leo CG

Tuesday, 25. October 2005, 03:33:25

Tools/Appearence, Buttons/Panel. É só arrastar a "seta dupla" para o painel. O problema é que tem de fazer um a um.Mas lembrem-se que é uma versão preview e as coisas podem mudar.Leo CG

Obrigado LeoCG pela ajuda. Era isso mesmo que eu estava procurando, mas ao invés do que você disse, eu precisei de arrastar a seta dupla apenas uma vez e ela apareceu em todos os outros painéis.
Eu até procurei no painel Aparência, mas eu estava procurando no lugar errado, botões/e-mail e não em botões/paineis. Obrigado. :up:

Tuesday, 25. October 2005, 05:01:25

RedPingüim

- opera lover -

Brazil

mas eu estava procurando no lugar errado, botões/e-mail e não em botões/paineis. Obrigado

Mas, apenas uma questão. A setinha só expande o painel. Não recolhe mais ele. Pelo menos não noto isto. Antes não se podia recolher o painel, porém deixando visível a barra com os íconel de e-mail, contatos, histórico.. blá blá blá?

Tuesday, 25. October 2005, 08:58:47

LeoCG

Brazil

Tools/Appearence, Buttons/Panel. É só arrastar a "seta dupla" para o painel. O problema é que tem de fazer um a um.Mas lembrem-se que é uma versão preview e as coisas podem mudar.Leo CG

Obrigado LeoCG pela ajuda. Era isso mesmo que eu estava procurando, mas ao invés do que você disse, eu precisei de arrastar a seta dupla apenas uma vez e ela apareceu em todos os outros painéis.

Aqui eu fiz o procedimento para testar e a seta só apareceu no painel para a qual fora arrastada. Não sei se tem a ver com alguma configuração daqui.
De qualquer forma não faz muita diferença já que não utilizo esse recurso.

Leo CG

Tuesday, 25. October 2005, 17:42:46

Pessoal, vou fazer uma pergunta de medroso:

tenho meu opera 8.5 BR, totalmente configurado a meu gosto, lista gigante de feeds e emails...pergunto: posso instalar direto o 9 por cima do meu 8.5 sem medo de ser feliz ou vou ter dores de cabeça? (ainda nem vi se tem versão 9 BR)

valew.

Tuesday, 25. October 2005, 20:30:45

LeoCG

Brazil

Originally posted by gean:

Pessoal, vou fazer uma pergunta de medroso:

tenho meu opera 8.5 BR, totalmente configurado a meu gosto, lista gigante de feeds e emails...pergunto: posso instalar direto o 9 por cima do meu 8.5 sem medo de ser feliz ou vou ter dores de cabeça? (ainda nem vi se tem versão 9 BR)

valew.

Eu sei que o arquivo de buscas (search.ini) é alterado nessa versão. Caso tenha customizado o mesmo, edite-o e altere a número da versão para algo superior a 7.

Com relação a mails e feeds, eu utilizei o mesmo diretório Mail - que foi copiado para a nova instalação - e não tive grandes problemas até o momento.

De qualquer forma, faça um backup antes.

Ainda não tem versão BR mas se usar o arquivo de tradução da 8.50 deve funcionar bem.

Leo CG

Forums » Portuguese Forums » Opera

Moderated by: JAAV LeoCG